12o Round
O boxe a as masculinidades transfiguradas
O processo criativado para a montagem do novo espetáculo da Cia Os Crespos, pretende investigar, através de pesquisa cênica-audiovisual, as possíveis transformações em humanidades subalternizadas que transgridem os espaços afetivos pré-determinados. Visando a produção cênica de um imaginário de superação da projeção da identidade da pessoa negra. “O boxe e as masculinidades transfiguradas” – trata-se de pesquisa cênica para realização de um filme-espetáculo que investigue os estereótipos de masculinidade presentes no universo do boxe, confrontados com os estereótipos de homossexualidade. Os caminhos da pesquisa se desenharão a partir da discussão dos afetos como dispositivos emancipatórios, utilizando o boxe como uma alegoria do funcionamento do racismo e da homofobia. A cena vai unir a gestualidade do boxe, a musicalidade do rock e as regras rígidas da luta para contar o percurso de um campeão que constrói sua identidade na complexidade de uma nova imagem do masculino.
Estudos de Práticas e Teorias
A pesquisa terá um treinamento físico/prático específico que será desenvolvido a partir das necessidades do trabalho. Para a pesquisa “O boxe e as masculinidades transfiguradas” será realizado o treinamento de boxe coreográfico, tendo como foco um estudo de tônus e plasticidade que borra as fronteiras entre luta e dança, entre autodefesa e a prática coreográfica.
Durante o processo de criação do trabalho será desenvolvidos estudos para embasamento e discussão teórica dos temas envolvidos na pesquisa, com o auxílio de orientadores teóricos e o amparo de bibliografia específica, da qual fazem parte os livros citados abaixo, dentre outros. Esses estudos serão fundamentais para o desenvolvimento do espetáculo.
Uma palestra pública fará parte dos Estudos teóricos, visando partilhar o processo com o público e trocar informações em nível de debate com as pessoas interessadas nos temas da pesquisa.