Segundas e Terças Crespas

Estética, política, teoria e ativismo no Teatro Negro brasileiro, são os temas deste projeto da Cia Os Crespos na Cidade de São Paulo, integrando uma rede nacional que discute e apresenta as muitas poéticas do Teatro Negro brasileiro.

Às Segundas Crespas, às vezes Terça Crespa, são encontros de artistas negros do teatro, da dança e da performance, para formação de público, intercâmbio, discussão e construção de material crítico sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por esses artistas, dentro do panorama do teatro nacional.

O projeto  nasce da “Segunda Crespa”, encontro organizado pela Cia Os Crespos, que juntamente com a “Segunda Preta”, de Belo Horizonte, a “Segunda Black”, do Rio de Janeiro e a “A Cena tá Preta”, de Salvador, fazem parte de um movimento nacional de fortalecimento da cena negra. Estes encontros também são importantes espaços de articulação do Fórum Nacional de Performance Negra. No ano de 2019 recebeu indicação ao Prêmio Aplauso Brasil “Categoria Destaque”, na ocasião da parceria com o Centro Cultural São Paulo.

A programação conta com mostras curtas de cenas e performances, leitura de trechos de textos teatrais, reflexão dos artistas convidados sobre os trabalhos e bate-papo com o público sobre os temas discutidos em cada encontro.

Sinopse

Segundas e Terças  Crespas é um encontro de artistas negres de teatro, de dança, de literatura, de cinema e de performance, para formação de pública, intercâmbio, discussão de temas relevantes a ate negra e construção de material crítico sobre seus trabalhos. Este espaço vem se fortalecendo como importante espaço de fruição de arte negra com mostras de criações, debates aprofundados sobre estética e crítica artística para arte negra. Como ele pretendemos estabelecer de modo formal uma agência desocidentalizada da arte, construída por artistas e fazedores de cultura negra.

A cada temporada o evento é realizado com diferentes parceiros para viabilizar a estrutura necessária e propiciar uma experiência satisfatória a seus participantes, tanto artistas convidades a apresentar seu trabalho, quanto público. Na programação mostras artísticas, debates com convidades e inscrição crítica fazem do evento um sucesso de crítica e público.

Ficha Técnica

Direção e apresentação – Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza

Produção – Rafa Ferro e Ramon Zago

Video – Edu Luz

Designer – Rodrigo Kenan