De Brasa e Pólvora –
Zonas Incendiárias, Panfletos poéticos
O projeto investigou as esferas das relações entre insurreição racial, repressão histórica e racismo contemporâneo, visando entender os movimentos subversivos da população negra, que atuaram de forma transformadora nas relações de sociabilidade racial, confrontados com o movimento conservador de contrarrevolução e os papéis sociais e mitos que garantem a manutenção de valores do nosso passado escravista.
O projeto partiu da investigação sobre as evoluções locais e revoluções políticas latino-americanas a partir dos levantes negros no Brasil e no Caribe, tendo em vista a construção imaginária de uma revolução poética a favor da abolição do racismo. O espetáculo “Alguma coisa a ver com uma missão” é a última etapa do projeto “De Brasa e Pólvora – Zonas Incendiárias, panfletos poéticos”, uma criação livremente inspirada no texto “Lembrança de uma revolução: A Missão” de Heiner Müller, dando continuidade à pesquisa da Cia sobre essa obra.
Todo o projeto buscou intervir no cotidiano da cidade, dialogando com o espaço público. No início desse processo de pesquisa a Cia apresentou, em diferentes locais da Cidade, as intervenções “Ninhos e Revides – Mirando o Haiti” e “De Brasa e Pólvora”, que resultaram na montagem de “Alguma coisa a ver com uma missão”.